Terreno ou casa pronta? Aprenda a escolher a melhor opção

Do custo ao tempo de construção, cada opção pode ter seus prós e contras: encontre a que mais se adapta às suas necessidades

Então, você decidiu que quer comprar uma casa nova que se adapte ao seu estilo de vida e de sua família, mas está em dúvida entre comprar um terreno e uma casa pronta?

Pois bem, neste post vamos te ajudar nessa reflexão, para que você compreenda as possibilidades e impossibilidades que cada opção de moradia podem lhe representar.

Evidentemente, talvez a maior questão que envolverá esse processo serão os custos e, também, o tempo de construção.

Se você está pensando em comprar uma casa pronta ou comprar um pedaço de terreno para construir uma nova casa, ambas as opções requerem uma pesquisa considerável.

Ambas as opções também têm algumas diferenças importantes das quais você deve estar ciente para que possa tomar uma decisão bem fundamentada.

Indiferentemente dos motivos e situações particulares que te levaram a estas duas opções, considere alguns pontos que separamos abaixo, para que você possa tomar a melhor decisão.

Casa pronta para uso vale a pena?

É uma ótima opção para compradores que não querem estresse ou custos adicionais para completar sua casa após a mudança – eles só querem começar a desfrutar de sua nova casa imediatamente

Se você simplesmente não tem tempo para comparecer a vários compromissos de planejamento em torno de planos de casa, dar uma olhada em casas para comprar e escolher uma já pronta pode ser uma das melhores opções para você.

A parte boa desse aspecto é que, se você deseja uma casa nova sem estresse a um preço fixo, este é o caminho a percorrer.

Você está comprando uma casa totalmente completa – sem esperar pelas etapas de cadastramento na prefeitura, lidar com pedreiro, construtora, compra de material, tempo de construção, etc.

Como consequência, as casas prontas para uso acabam sendo mais caras, no entanto, oferecem conveniência, pois você pode simplesmente virar a chave e começar a morar em sua nova propriedade.

O que considerar ao comprar uma casa já pronta e refletir sobre aluguel

Se você acha que está pronto para comprar uma casa, a primeira pergunta que provavelmente vai fazer é “quanto posso pagar?”

Responder a essa pergunta significa examinar uma série de fatores.

Antes de abocanhar aquela compra aparentemente excelente para uma casa, aprenda a analisar o que significa “preço acessível”.

A depender disso, vale a pena considerar valores mais acessíveis.

O primeiro e mais óbvio ponto de decisão envolve dinheiro.

Se você tem recursos suficientes para comprar uma casa por dinheiro, certamente pode comprar uma agora.

Mesmo que você não possa pagar em dinheiro, a maioria dos especialistas concorda que você pode pagar a compra se puder se qualificar para um financiamento de uma nova casa.

Supondo que você tenha sua situação financeira pessoal sob controle, sua próxima consideração é a economia do mercado imobiliário – seja em sua localidade atual ou naquele para onde pretende se mudar.

Uma casa é um investimento caro e ter dinheiro para fazer a compra é ótimo, mas não responde à questão de se a compra faz sentido do ponto de vista financeiro ou não.

Uma maneira de fazer isso é responder à pergunta: É mais barato alugar do que comprar?

Se comprar sai mais barato do que alugar, esse é um forte argumento a favor da compra, e investir em um patrimônio pessoal.

Comprar terreno para construir e morar é uma boa opção?

Em muitas áreas, o mercado imobiliário atual é bastante competitivo.

Novas casas estão sendo arrebatadas antes mesmo de serem concluídas.

Casas antigas podem vir com problemas domésticos antigos.

Se o mercado imobiliário atual não está oferecendo o que você precisa, comprar um terreno para vender e ter sua própria casa construída de acordo com suas especificações pode ser uma opção muito mais viável.

Para isso, saiba que você não precisa ter uma experiência arquitetônica para criar a casa perfeita.

Ao aliar um pacote compra de terreno e um projeto para construir uma casa, você pode fazer tudo do seu jeito.

Isso vai desde opções de design, como cores e acessórios para sua própria casa, além do nível de inclusão de cômodos de acordo com seu orçamento e necessidade específica.

Além disso, você também pode explorar sua elegibilidade em relação à variedade de subsídios do governo e isenções de impostos e oportunidades de financiamento para construção da sua casa própria.

Evidentemente, esse processo demora mais, e você precisa de tempo e paciência para o assentamento do terreno e a construção de sua nova casa.

A vantagem é que muitas empresas de construção de casas oferecem serviços de design e construção personalizados.

Ou seja, todas as opções são suas como alternativa, você pode escolher o arquiteto para projetar sua casa, enquanto seleciona o construtor para o trabalho.

Contudo, lembre-se que criar uma casa do zero pode ser um trabalho demorado que envolve um alto nível de detalhe e participação.

Isso acontece porque os projetos exigem serviços de desenho individual e estimativa de quantidade.

Com isso, os custos gerais de construção tendem a ser mais altos se não forem bem calculados.

O que levar em conta na hora da tomada de decisão?

Não existe uma decisão que sirva para todos que deixará todo proprietário de imóveis feliz.

Em vez disso, depende de alguns fatores importantes – o tempo que você deseja investir no planejamento da casa, o seu orçamento e quanto tempo você deseja esperar antes de se mudar, e onde você deseja morar.

Da mesma forma, vale a pena pensar nas implicações de longo prazo da compra de uma casa.

Por gerações, comprar uma casa era quase uma maneira garantida de ganhar dinheiro e ter um patrimônio pessoal.

Se você está comprando o imóvel acreditando que seu valor aumentará ao longo do tempo, certifique-se de levar em consideração o custo dos pagamentos de juros de seu financiamento, reformas do imóvel e manutenção de rotina contínua em seus cálculos.

Por fim, se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos e familiares, para que juntos, vocês possam tomar a melhor decisão na hora de escolher uma nova casa para morar!

Rate this post

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.