Você conhece a constelação familiar? Saiba tudo sobre a prática

A constelação familiar é uma prática importante que precisa ser feita, assim como a seara bendita. Todas as pessoas que compõem a família precisam conversar em busca de entender problemas e se resolverem de maneiras positivas, sem que existam discussões e afastamentos.

Ao não fazer a constelação, você corre o risco de permanecer em conflitos constantes com seus familiares. E viver em desarmonia não faz bem à saúde física e mental, causando uma série de problemas graves, como ansiedade e depressão. 

O que é a constelação familiar?

A constelação familiar é uma terapia que tem a intenção de resolver qualquer tipo de problema entre os membros de uma família. O processo pode ser feito com todas as pessoas ou somente com você, como forma de avaliar a situação e entender o que pode ser feito para resolvê-la.

No entanto, saiba que a técnica não consiste em psicoterapia, é uma prática diferente feita com dinâmicas com o grupo familiar. Qualquer parente pode participar do processo como forma de entender que tipos de problemas existem para encontrar a melhor solução e resolver.

Para que serve?

A prática tem como função avaliar e entender os problemas presentes em uma família e por meio de sessões são recriados os momentos relatados pelo constelado. O processo pode ser feito por meio de itens que ajudam a representar o sistema e incluem setas, pedras e até mesmo adesivos.

Quando surgiu a constelação familiar? Quem criou?

Em 2001, através de um workshop em São Paulo, Bert Hellinger, psicoterapeuta alemão, ministrou o tema O Amor que Cura e o Amor que Adoece. Desde então, é neste encontro que acontece a apresentação da técnica de constelação familiar e que tem se tornado cada vez mais popular.

Esta é uma alternativa às terapias convencionais, pois auxilia diretamente a tratar de problemas mais antigos e que precisam de uma solução, afinal, quando um ascendente comete determinado ato, embora não reflita naquele momento, pode causar prejuízos no futuro.

Constelação familiar é perigoso?

A constelação familiar não é perigosa, pois a sua função é apenas de entender os problemas passados e resolvê-los com dinâmicas. Por este motivo, pode haver a necessidade de juntar todos os membros da família em busca de diálogo para se resolverem.

Pode acontecer dos familiares, por exemplo, não quererem participar e não haver problema. Há sessões que você pode fazer sozinho e esclarecer ao terapeuta tudo o que você julgar necessário, como brigas e desafetos.

Constelação familiar tem relação com o espiritismo?

A constelação tem ligação com o espiritismo, pois é uma forma de entender os erros do passado, repará-los e, assim, evoluir. Superar imperfeições é um processo que leva tempo, mas que precisa ser feito como forma de evitar a desunião.

Como sabemos, brigas familiares são um grande problema porque, quando estas pessoas não se reconciliam, precisam retornar futuramente para se resolverem. Por estes motivos, saber como praticar o perdão é fundamental, sendo este um dos ensinamentos dados por Cristo.

Qual a visão que o espiritismo tem da constelação familiar? 

O espiritismo tem a visão de que a família constitui toda a base de uma pessoa ao mundo, além destes membros terem ligação espiritual e corporal. A linhagem é essencial para os seres humanos, pois é através dela que se pode evoluir espiritualmente.

Cada vez mais as pessoas se afastam da família e não conseguem mais se unir por diversos problemas. O espiritismo enxerga este aspecto como uma característica egoísta, pois para a evolução acontecer, é necessário saber perdoar e ter empatia pelo próximo. 

Onde comprar livros espíritas? 

Encontre Seara Bendita e demais livros espíritas com a Editora Dufaux. No site, há uma variedade de títulos extremamente interessantes, que apresentam mais sobre outros planos e que também falam sobre a reencarnação.

Além disso, há o livro Constelação Familiar, de Divaldo Franco, e escrito pelo espírito de Joanna de Ângelis. O conteúdo possui mais de 30 temas que criam reflexão sobre o desenvolvimento moral do ser humano, bem como apresentam a importância das relações familiares.

Todos os temas que você procura estão disponíveis na Editora Dufaux e, através deles e da Seara Bendita, você aprenderá a importância de praticar o culto no lar e apresentar suas opiniões. Encontros como estes ajudam a melhorar a relação e fortalecer a ligação com as demais pessoas de uma família.

Rate this post

You may also like...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.