Quais são os ganhos do câncer?
O estadiamento do câncer é uma das primeiras coisas que acontecem após um diagnóstico de câncer. O estadiamento dá para você e seu médico uma visão geral do que pode esperar e ajuda a determinar as melhores opções de tratamento ( terapia hormonal com testosterona , quimioterapia, etc.) . Também ajuda a informar a investigação em curso sobre o câncer.
O estadiamento envolve determinar o tamanho do tumor e até que ponto o câncer pode ter se alastrado. As especificidades do estadiamento podem variar para diferentes tipos de câncer.
Vamos entrar em mais detalhes sobre as fases do câncer, como é determinado, e o que significa para si.
Estágio clínico vs. patológico
O seu médico pode atribuir uma fase clínica com base em testes feitos antes do início do tratamento. A cirurgia fornece uma oportunidade de obter informações mais específicas, tais como foram encontradas células cancerígenas em gânglios linfáticos próximos. Isto pode resultar numa fase patológica que difere da fase clínica inicial.
Quais são os diferentes sistemas de estadiamento?
A maioria dos cânceres recebe o nível de 0 a 4, sendo que o número mais elevado representa a doença mais avançada. Tenha em mente que estas são fases gerais. As especificidades da progressão podem variar de acordo com o tipo de câncer.
Sistema TNM
Sem sistema TNM:
- tumor T significativo
- N para nódulo
- M para metástase
O sistema TNM está garantido da seguinte forma:
Tumor Primário
- TX: Não se sabe nada sobre o tumor primário ou este não pode ser medido.
- T0: O tumor primário não pode ser localizado.
- Tis: As células cancerígenas só se encontram na camada de células de onde provêm (in situ), sem afetar as camadas mais profundas.
- T1, T2, T3, T4: Tamanho do tumor de menor para maior.
Nódulos linfáticos
- NX: Nenhuma informação ou gânglios linfáticos são inacessíveis.
- N0: Não é encontrado câncer nos gânglios linfáticos próximos.
- N1, N2, N3: Descreve a localização, tamanho, ou número de nódulos com células cancerígenas.
Metástase
- M0: O câncer não parece ter se alastrado.
- M1: O câncer alastrou a locais distantes.
Estadiamento numerado
A informação das categorias TNM é então combinada para obter a fase global. Por exemplo, se o câncer pancreático for T1, N0, M0, seria a fase 1.
Para alguns tipos de câncer, estas fases são também divididas em subcategorias com letras, tais como a fase 2B. Em geral, os estágios representam:
- Fase 0: Pré-câncer ou câncer que não se espalhou de onde começou. Isto também é conhecido como in situ.
- Etapa 1: O câncer é pequeno e não se espalhou. Também é conhecido como localizado.
- Etapa 2: O câncer cresceu ou pode ter-se espalhado pelo tecido circundante, ou propagação local.
- Fase 3: O câncer é maior e pode ter-se espalhado regionalmente ou para o sistema linfático.
- Etapa 4: O câncer alastrou a tecidos ou órgãos distantes. Este é um câncer avançado.
Grau tumoral
O grau tumoral só pode ser determinado com uma biópsia. É uma descrição de como as células cancerígenas aparecem sob um microscópio. Em geral, as células cancerígenas que se assemelham muito às células normais tendem a crescer e a espalhar-se lentamente. Quanto mais anormais são as células cancerígenas, mais rapidamente crescem e se espalham.
Os graus tumorais são atribuídos da seguinte forma:
- GX: indeterminado
- G1: nota baixa, bem diferenciada
- G2: grau intermédio, moderadamente diferenciado
- G3: grau elevado, pouco diferenciado
- G4: grau elevado, indiferenciado
Juntamente com a fase, o grau do tumor pode ajudar o seu médico a determinar o melhor tratamento possível.
Sem estadiamento
Alguns cânceres não têm fases de 0 a 4. Por exemplo, alguns tipos de leucemia podem ser referidos como agudos ou crônicos.
A maioria dos cânceres cerebrais não recebem estágios porque normalmente não se espalham para os gânglios linfáticos ou para qualquer outra parte do corpo.
Que testes são utilizados para o estadiamento do câncer?
No diagnóstico, o estadiamento clínico pode envolver uma variedade de testes, dependendo do tipo e da localização do câncer. Isto pode incluir um exame físico e testes como, por exemplo:
- mamografia
- Raios-x
- Digitalizações CT
- MRI
- Digitalizações PET
- ultrassom
- endoscopia
- colonoscopia
- análises de sangue
- teste do antigénio específico da próstata (PSA)
- biópsia
Se for realizada uma cirurgia, isto pode fornecer informação adicional sobre o tamanho do tumor e o envolvimento de gânglios linfáticos próximos. Isto pode ajudar o seu médico a compreender a fase patológica.
Sobre o estadiamento e tratamento
A fase de diagnóstico ajuda seu médico a decidir quais devem ser os próximos passos, bem como o plano geral de tratamento. Por exemplo, os cânceres da fase inicial podem necessitar apenas de tratamento localizado, tal como cirurgia e radioterapia. É o que acontece em muitos cânceres localizados no pênis humano .
Os cânceres que se propagaram provavelmente necessitarão de tratamento sistêmico, tal como quimioterapia ou imunoterapia. O tipo de câncer determinará se podem ser utilizadas terapias hormonais específicas ou medicamentos oncológicos específicos.
Comentários