A carteira de motorista digital no Brasil possibilita que os motoristas armazenem seus documentos de habilitação de forma eletrônica e sem papel, tudo a partir do smartphone.
Desde 2019, a carteira digital é aceita em todo o território brasileiro, o que torna ainda mais prática a emissão e o uso da CNH eletrônica.
Se você deseja trabalhar com a carteira de motorista digital, neste artigo vamos explicar como ela funciona, como obtê-la e as implicações legais envolvidas.
Pode andar só com a carteira digital?
O governo brasileiro acaba de aprovar a utilização da carteira de motorista digital como documento de identificação e habilitação de motoristas de carros.
Isso significa que, em vez de levar a carteira de motorista tradicional impressa, você pode andar só com a carteira digital.
Essa nova versão da CNH digital permite ao motorista acessar suas informações, incluindo a pontuação de habilitação, e também conta com recursos de segurança, como 224bit criptografia de dados e um QR code de alta segurança.
Com a carteira de motorista digital, é possível realizar o check-in em postos de fiscalização e é possível pagar multas em caso de infração.
Assim, você não precisa mais carregar consigo uma carteira de motorista impressa, sendo possível levar só a carteira de motorista digital.
Portanto, a carteira de motorista digital é uma ótima alternativa para quem se preocupa com a sua segurança ao dirigir.
Como ativar a carteira de habilitação digital?
A carteira de habilitação digital é o novo documento necessário para todas as pessoas que desejam dirigir e que possuem a CNH válida.
Ela foi apresentada pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e tem a função de modernizar alguns processos e tornar mais simples a vida dos condutores.
Este documento é possível de ser ativado através de alguns passos simples que iremos listar agora.
Primeiramente, é preciso que você possua uma conta no aplicativo “Carteira de Motorista”, disponível para download na App Store e Google Play.
Após isso, você deve seguir os passos para a criação do seu perfil e logo em seguida, selecione a opção “Ativar CNH Digital” e escaneie o QR CODE que está na parte de trás da CNH.
Por fim, o usuário deverá responder a algumas perguntas de verificação para validar a autenticidade dos dados.
Com isso, a Carteira de Habilitação Digital estará ativada e pronta para uso.
Gostou deste artigo? Continue acompanhando nosso site para mais informações sobre cnh, carteira de habilitação digital e carteira de motorista.
Caso você queira comprar CNH no site www.cnhcomprada.com.br que trabalha com a venda cnh quente na internet.
Como tirar a habilitação digital?
Agora que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou a ter a versão digital, ficou mais fácil gerenciar seus documentos de forma segura pelo celular.
A habilitação digital é uma opção cada vez mais adotada pelos motoristas brasileiros, que conseguem acessar sua Carteira de Motorista de qualquer lugar do Brasil.
Se você está pensando em tirar a habilitação digital, aqui vamos explicar para você como fazer isso.
Para obter a habilitação digital, o interessado precisa se dirigir até a unidade da Autarquia Nacional de Trânsito (ANT) de sua cidade e comparecer a uma de suas unidades com o documento de identificação pessoal, como o RG e uma foto atualizada, além de outras informações.
Após o comparecimento e o pagamento da taxa, o solicitante terá que aguardar o recebimento do código de confirmação que será enviado por e-mail.
Em seguida, é preciso baixar o aplicativo oficial da Carteira de Motorista no dispositivo móvel e fazer o seu cadastro com o código de confirmação recebido via e-mail.
Feito isso, o interessado terá que escolher uma senha e informar o número da CNH, assinar o documento com o biométrico e enviar os documentos relacionados à CNH, como a CNH anterior, a certidão de antecedentes criminais e a foto atualizada para a sede da autarquia.
Assim que todos os documentos estiverem liberados, a habilitação digital estará disponível para ser acessada pelo aplicativo.
Vale lembrar que, a cada três anos, o motorista precisa renovar sua habilitação digital.
Portanto, se você deseja obter ou renovar a sua habilitação digital, lembre-se de comparecer a uma unidade da Autarquia Nacional de Trânsito com todos os documentos necessários, fazer o pagamento da taxa e obter o código de confirmação para acessar o aplicativo.
Com a habilitação digital, você terá mais praticidade e segurança para dirigir.
Quanto custa uma CNH digital?
Obter uma CNH digital pode ser um processo caro, mas vale a pena.
A Carteira Nacional de Habilitação digital, mais conhecida como CNH digital, é de responsabilidade da Secretaria de Transportes.
Nela, você terá acesso a todos os seus dados cadastrais, como a validade, a categoria de direção de veículos permitida e a situação da sua habilitação. Mas, afinal, quanto custa uma CNH digital?
A CNH digital é um documento eletrônico emitido pela Secretaria Nacional de Transportes para uso exclusivo dos condutores de veículos.
Para obtê-lo, o motorista deve atender aos mesmos requisitos exigidos para a CNH impressa, como ter sido aprovado no exame teórico e prático de direção veicular, além de ter seus dados cadastrais registrados na Secretaria de Transportes.
O custo é de R $34,90, que pode ser pago com cartão de crédito e débito, boleto bancário ou dinheiro.
Em termos de funcionalidade, a CNH digital tem exatamente as mesmas funcionalidades da CNH impressa, como a validade, o número de habilitação e as categorias de direção a que o condutor tem direito.
Além disso, ela possui ainda um código QR, que permite a verificação de dados da carteira pelas autoridades de trânsito.
No entanto, vale destacar que, apesar da CNH digital oferecer diversas comodidades, ela tem um limite de uso, pois ela é válida apenas para uso dentro do território nacional.
Assim, caso você precise conduzir veículos fora do país, deverá adquirir a CNH impressa.
Portanto, se você quer obter a CNH digital, deverá se preparar financeiramente para pagar os custos de R $34,90.
Além disso, é necessário se certificar de que você está habilitado a dirigir veículos e seus dados cadastrais estão corretos na Secretaria de Transportes.
Com isso, você terá a sua CNH digital em mãos e poderá dirigir no território nacional com mais comodidade.
Comentários